domingo, 13 de setembro de 2009

Divagações II

Encontro-me em uma época de minha vida em que estou a fazer muitos planos, planos para pensar como eu quero que as coisas aconteçam em minha vida. Isto me levou a pensar que, muitos de nós – começando por mim mesmo – fazemos planos levando em consideração o nosso círculo social, ou seja, nossos amigos, nossa família, alguma pessoa que estamos tendo algum relacionamento; porém, eis que pensei: não seria um tipo de ilusão moldar nossos planos tendo em conta as outras pessoas que temos apreço? Vou explicar melhor. Penso que nesses planos fazemos contratos que são quase impossíveis de não serem quebrados. Quem nos garante que, mesmo sendo grande o sentimento que sintamos que eu e minha companheira, após algum tempo de convívio descubra que a relação não está mais dando certo, nossos interesses mudem e não nos separemos? Quem garantirá que, o plano de sair de casa e morar só ou com amigos ou companheira não será frustrado no dia de amanhã pelo simples interesse de mudar de opinião? Nada. Nada nos garante, nem mesmo nossos planos. Não podemos garantir que o futuro será da maneira que determinamos. Não quero com isso dizer que não devamos fazer planos, ter amigos ou uma companheira que compartilha com você dos mesmos objetivos. Isso seria insensatez demasiada. O que quero dizer é que, esse entendimento de que as coisas podem simplesmente, ao luxo dos condicionamentos, mudarem de perspectiva, é que temos que estar preparados, para que nossos alicerces não venham abaixo quando isso acontecer.

2 comentários:

  1. Na verdade, esse negócio de planos nunca me agradou, só que não é uma escolha insensata fazer planos com a possibilidade de mudar de idéia.
    Todas as escolhas que fazemos estão sujeitas a isso, mesmo quando não envolvem terceiros.
    Planos são escolhas pré-tomadas, já decididas antes mesmo de acontecerem ou, podem ser também um lugar, uma meta onde se quer chegar.
    Temos sempre a possibilidade de mudar o caminho pra onde andamos.


    "[...]não importa onde já chegou, mas onde está indo,
    mas se você não sabe para onde está indo,
    qualquer lugar serve."

    ResponderExcluir
  2. Sophia,

    Iria lhe responder aqui, mas, vou divagar mais um pouco. rs

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar e trazer algo que possa nos ajudar a construir conhecimento.