quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Da Instrumentalização da Realidade

O ser humano contemporâneo possui um indissociável apego aos métodos que lhe garantem o seu status de poder e o utilitarismo do manuseio, tanto da própria natureza quanto dos outros seres humanos. A análise fenomenológica através de uma Ontologia saudável e reflexiva, que entende que os fenômenos da percepção são um desdobramento da própria Episteme do homem, de seu aparato cognitivo transformado em um modus operandi prático para penetrar as camadas da realidade, por assim dizer. Além do próprio Ethos que o condiciona num determinado espaço de tempo, impugnando a praxis desse todo e de tudo o que ele possa abranger.

Todavia a ciência de hoje (cuja semântica já é uma mera representação insuficiente e delimitante) nada mais é que o apego às próprias ferramentas que a constituem, e, em suma - como todo movimento o é - irrefletida de si mesmo não pode realizar qualquer transcendência, pois ela é em si mesma a negação da mesma, pela autoridade do que é sistemático e repetitivo, constituindo-se de uma petição de princípio, em sua própria essência.

Todavia a Sabedoria de todos os tempos, das mentes sãs e fisiologicamente\Filosoficamente vigorosas, sempre souberam que até mesmo os fatos mais profundos da Realidade podem ser vislumbrados pelo próprio movimento simples da Natureza, e que o apego a ferramentas, que são, em suma, apenas um juízo de valor - cuja valoração se encontra na própria potencialização dos próprios sentidos, é apenas o sintoma dessa necessidade, dessa Vontade de necessidade.

Esse mecanicismo é como um vício no espírito humano, que o corrói em suas estruturas mais íntimas e o faz negar aquilo que é auto-evidente para afundar o espírito no ceticismo e no imperscrutável, por buscas infindáveis que beiram as margens do inefável: uma busca ad infinitum que carregará o ser humanos para cantos obscuros, no qual não haverá nada a qual ele possa se apegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para comentar e trazer algo que possa nos ajudar a construir conhecimento.